As cores têm impacto psicológico e podem influenciar nosso humor. Tons neutros e suaves, como azul-claro, verde-pastel e bege, tendem a acalmar e trazer uma sensação de relaxamento, enquanto cores vibrantes, como amarelo e laranja, transmitem energia e positividade. Opte por uma paleta de cores que inspire tranquilidade nos espaços de descanso, como o quarto, e adicione cores mais estimulantes em áreas de convívio social, como a sala de estar.
A presença de elementos naturais no ambiente ajuda a reduzir o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Plantas, por exemplo, são conhecidas por seus efeitos calmantes e, além disso, melhoram a qualidade do ar. Traga plantas para dentro de casa, especialmente em espaços onde você passa mais tempo. Mesmo plantas de fácil cuidado, como cactos, suculentas e samambaias, já trazem benefícios. Outro jeito de incluir a natureza é optar por móveis de madeira natural ou detalhes em fibras, como cestos de palha e tapetes de sisal.
A exposição à luz natural ajuda a regular o ritmo circadiano e a produção de serotonina, um hormônio associado ao humor positivo. Ambientes com luz natural promovem uma sensação de bem-estar e disposição. Evite obstruir as janelas com móveis pesados ou cortinas escuras. Use cortinas leves que permitam a passagem da luz, e disponha os móveis para aproveitar ao máximo a iluminação natural. Nos espaços mais escuros, espelhos podem ajudar a refletir a luz, tornando o ambiente mais iluminado e agradável.
O excesso de objetos ou a desordem podem causar uma sensação de sobrecarga mental e ansiedade. Manter um espaço organizado e sem muitos itens desnecessários traz clareza e foco, além de promover a sensação de calma. Adote o hábito de organizar e descartar itens que não têm utilidade frequente. Móveis com compartimentos e prateleiras embutidas ajudam a manter tudo no lugar. Para manter o hábito de organização, tenha caixas ou cestos para armazenar objetos que acabam ficando soltos, como controles remotos, livros e pequenos acessórios.
Pendure fotos de viagens, lembranças de família ou obras de arte que te inspirem e que tragam boas recordações. Isso pode ser feito na forma de uma galeria na parede ou em pequenos quadros na estante.
Cada detalhe da decoração pode contribuir para um ambiente que promova bem-estar e saúde mental. Priorizar escolhas que tragam equilíbrio e que valorizem a luz natural, a organização e o contato com elementos naturais ajuda a criar um espaço funcional, confortável e que impacta positivamente o estado emocional. Afinal, estar em um lugar que traz alegria e calma faz toda a diferença para nossa qualidade de vida.